Quando se é possível caminhar por florestas tropicais pela manhã e assistir a uma ópera à noite, você sabe que está em um lugar especial. Manaus oferece uma rica variedade de natureza, cultura, arte e culinária. Explorar a vegetação exuberante da floresta amazônica no rio foi das minhas experiências mais fascinantes. Eu estava encantada com a cidade, inebriada pelos romances de Hatoun, e não podia, não queria, perder nenhum detalhe. Praticamente não dormi.

Mercado Adolpho Lisboa

Também conhecido simplesmente como Mercadão, é um histórico mercado brasileiro. Construído no período áureo da borracha, é considerado um dos mais importantes espaços de comercialização de produtos e alimentos típicos da região amazônica em função da variedade de espécies de peixes de água doce, frutas, legumes e especiarias. Por ser um dos principais exemplares da arquitetura de ferro sem similar em todo mundo, foi tombado como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Sobre a bandeira do portão principal, existe uma cartela cravada com o nome Adolpho Lisboa que, na época da construção, era prefeito da cidade de Manaus. Posteriormente Lisboa deu o nome ao mercado. Sua construção foi iniciada em 1880 com material importado da Europa. O colorido do lugar mais movimentado da cidade é convidativo. Parece haver ali dentro coisas de dentro do mundo, as mais puras tonalidades de sabores e aromas. Está localizado mais precisamente na Rua dos Barés, no Centro Histórico de Manaus. Possui duas fachadas totalmente distintas, uma de frente para o rio Negro e outra para a via pública. Um importante prédio histórico e arquitetônico da cidade, o Mercado Municipal também se destaca hoje como polo cultural e turístico. O prédio foi interditado para obras de restauro e foi entregue após sete anos, em 2013.


Teatro Amazonas

O Teatro Amazonas é um dos mais importantes teatros do Brasil e o principal cartão-postal da cidade de Manaus. Localizado no Largo de São Sebastião, no Centro Histórico, foi inaugurado em 1896 para atender ao desejo da elite amazonense da época, que idealizava a cidade à altura dos grandes centros culturais. É amplamente considerado como um dos mais belos teatros do mundo.

manaus-julho_2009

minha visita ao encontro das águas

Encontro das Águas