“Fernando Pessoa” ou “Poeta em Lisboa”
Em sinal de sorte ou desgraça
A tua sombra cruza o ângulo da praça
(Trémula incerta impossessiva alheia
E como escrita de lápis leve e baça)
E sob o voo das gaivotas passa
Atropelada por tudo quanto passa
Em sinal de sorte ou de desgraça.
Lisboa, 1972
In: Sophia de Mello Breyner Andresen, de O nome das coisas, Coral e outros poemas, seleção e apresentação Eucanaã Ferraz, 1a ed. , Companhia das Letras, (2018).
Fernando Pessoa 🇵🇹 (1888-1935) foi um dos mais importantes poetas da língua portuguesa e figura central do Modernismo português. Nascido em Lisboa. Poeta lírico e nacionalista cultivou uma poesia voltada aos temas tradicionais de Portugal e ao seu lirismo saudosista, que expressa reflexões sobre seu “eu profundo”, suas inquietações, sua solidão e seu tédio. Pessoa foi vários poetas ao mesmo tempo, criou heterônimos – poetas com personalidades próprias. Autor de Mensagem, Livro do Desassossego e outras.
Sophia de Mello Breyner Andresen 🇵🇹 (1919-2004) nasceu no Porto e foi uma das mais importantes poetisas portuguesas do século XX. Foi a primeira mulher portuguesa a receber o mais importante galardão literário da língua portuguesa, o Prémio Camões, em 1999. O seu corpo está no Panteão Nacional desde 2014 e tem uma biblioteca com o seu nome em Loulé.
Imagem:







