🖤 em outubro

Por mais desconfortável que seja lembrar que estamos todos num mundo onde bebês morrem, mas para os pais que perderam seus filhotes é absolutamente importante que sejam ouvidos e respeitados neste que é chamado “o luto mais difícil”.

A Semana de Sensibilização à Perda Gestacional, Neonatal e Infantil, acontece anualmente na semana do dia 15 de outubro, sendo instituída, assim, e podendo integrar o Calendário Cívico e Cultural. Embora o luto seja um processo natural e na maior parte das vezes, individual, a política pública deve estar atenta para que possa garantir que tal processo seja vivenciado de forma mais humanizada e solidária possível.

Dentre os principais objetivos da Semana, estão:

  • dar visibilidade à problemática da perda gestacional, neonatal e infantil;
  • lutar por respeito ao luto de mães e pais que passam por essa experiência; e
  • contribuir com a sensibilização do tema disseminando informações para pais, familiares, profissionais da área de saúde e sociedade em geral.

🖤 Ideias para a Semana de Sensibilização à Perda Gestacional

A data poderá ser celebrada com reuniões, palestras e divulgação de cartilhas para aumentar a conscientização sobre o impacto emocional da morte no período pré, peri e neonatal, tal como infantil, na vida da família enlutada, bem como que promovam a humanização do atendimento, sobretudo nos serviços de saúde, com o oferecimento de apoio multiprofissional aos pais.

“Muitas vezes, famílias que enfrentam essa situação se sentem isoladas e incompreendidas, agravando o sofrimento e levando ao estado de luto permanente, com implicações psicológicas mais graves”.