e quando o poema é bom
não te aperta a mão:
aperta-te a garganta
In: Ana Hatherly, Os Cem Melhores Poemas Portugueses Dos Últimos Cem Anos, organização de José Mário Silva, edição Companhia das Letras
Imagem: Amadeo de Souza-Cardoso
Ana Hatherly 🇵🇹 (1936 – 2015) Anna Maria de Lourdes Rocha Alves Hatherly nasceu no Porto, foi uma professora, escritora, realizadora e artista plástica portuguesa. Livros: Po.ex: Essays from Portugal on Cyberliterature & Intermedia, Formação pela Universidade da Califórnia, Universidade de Lisboa. Paralelamente desenvolveu uma carreira como artista plástica, com um extenso número de exposições individuais e colectivas, em Portugal e no estrangeiro.
Amadeo de Souza-Cardoso 🇵🇹 (1887-1918) primeira geração de pintores modernistas portugueses, destaca-se pelo diálogo que estabeleceu com as vanguardas históricas do início do século XX. O artista desenvolveu, entre Paris e Manhufe, a mais séria possibilidade de arte moderna em Portugal num diálogo internacional, intenso mas pouco conhecido, com os artistas do seu tempo. Articula-se de modo aberto com movimentos como o cubismo o futurismo ou o expressionismo, atingindo em muitos momentos, um nível em tudo equiparável à produção de topo da arte internacional sua contemporânea.







