O litoral do Rio Grande do Norte é um verdadeiro paraíso azul. Oito dias, pleno verão. Sai de lá apaixonada por tudo: o clima, a coleção de paisagens paradisíacas, a gastronomia e principalmente o humor do natalense.


maracajau-parrachos-rn

Parrachos de Maracajaú

Também conhecida como o caribe brasileiro, fica a 60km ao norte de Natal e é famosa pela barreira de corais localmente conhecido como parrachos, distante 7 km da costa. Durante a maré baixa os parrachos se transformam numa imensa piscina natural de água cristalina, com profundidade entre um e três metros e com uma bela e rica fauna e flora marinha, sendo considerado um dos dez melhores locais no Brasil para prática de mergulho livre e por suas condições naturais é excelente para prática do batismo de mergulho. E foi justamente o que fiz: tive minha primeira experiência de mergulho autônomo. O aluguel dos cilindros de oxigênio é feito na própria plataforma. Parece uma pintura de tão lindo.


Gastronomia

O maior cajueiro do mundo, também conhecido como cajueiro de Pirangi, é uma árvore gigante localizada na praia de Pirangi do Norte no município de Parnamirim, a 12km ao sul de Natal. A árvore cobre uma área de aproximadamente 8500 m², com um perímetro de aproximadamente 500 m e produz cerca de 70 a 80 mil cajus na safra, o equivalente a 2,5 toneladas. O cajueiro teria sido plantado em 1888 por um pescador que morreu, aos 93 anos, sob as sombras do cajueiro.

Eta cidade deliciosa! Acho que nunca comi tão bem em todo o Brasil… Engordei porque tanto no almoço quanto no jantar o prato era farto de peixe e cozidos, repetidos, louvados mil vezes. Não estou exagerando nada. A limonada potiguar, uma versão bem nordestina do que conheço como limonada suíça foi  febre pra mim. Todo dia eu tinha que tomar. Casquinha de caranguejo virou copo d’água.

1. meca grelhado com frutas | 2. casquinha de caranguejo | 3. moqueca de dourado | 4. limonada potiguar


Dunas

O passeio pelas dunas pode ser cansativo se for feito nos horários em que o sol está mais forte. Por isso, nossa opção foi alugar o bug no fim de tarde, ao por-do-sol.


Manguezal 

Mangues. Árvores da família das rizoforáceas que compõem a vegetação natural da floresta de manguezal, nativas de regiões tropicais, em áreas alagadas pelas marés. Em suas copas, muitas espécies de aves nidificam, procriam, alimentam-se, descansam. São garças, socós, martins-pescadores, bem-te-vis, maçaricos…   As árvores de mangue ocupam os ambientes aquáticos costeiros de estuários, lagoas e lagos, nas faixas entre marés, e determinam uma dinâmica de fixação de sedimentos com alto percentual de matéria orgânica. O manguezal é, portanto, uma comunidade altamente produtiva, um dos ecossistemas mais biodiversos do planeta, onde se aloja um grande número de espécies de seres vivos. Considerado berçário da vida marinha, esse bioma de incomparável beleza é um verdadeiro santuário ecológico para a reprodução de centenas de espécies de vida aquática. O manguezal garante-lhes alimento, proteção, condições de reprodução e crescimento, e é fonte de subsistência para inúmeras famílias de pescadores e marisqueiros, que catam espécies como caranguejos, sururus, siris, ostras e aratus. Os mangues contribuem para a sobrevivência de répteis e mamíferos, muitos deles integrantes das listas de espécies ameaçadas de extinção. Em solo brasileiro encontra-se a segunda maior área de mangue do mundo.


Lagoa da Coca-Coca

Situada na cidade de Baía Formosa, litoral sul do RN, a Lagoa da Araraquara, ou Lagoa da Coca-Coca, como é popularmente conhecida, está dentro da Mata Estrela, a maior área preservada do estado. Famosa por suas águas que têm a cor do refrigerante que a nomeia, é um dos atrativos da região. A água da lagoa, considerada medicinal pelos locais, é muito agradável, com algumas partes quentes e outras um pouco mais frias. Sua cor escura é atribuída às pigmentações presentes nas raízes das árvores que a circundam e também à composição química do solo, que é rico em iodo e ferro, talvez por isso realmente tenha potencialidades medicinais, principalmente para pele. Para chegar até a Lagoa, o trajeto de buggy é feito pelas praias do Litoral Sul.