Conquistei, palmo a pequeno palmo, o terreno interior que nascera meu.

Reclamei, espaço a pequeno espaço, o pântano em que me quedara nulo.

Pari meu ser infinito, mas tirei-me a ferros de mim mesmo.

In: Pessoa, Fernando, Livro do Desassossego


Fernando Pessoa 🇵🇹 (1888-1935) foi um dos mais importantes poetas da língua portuguesa e figura central do Modernismo português. Nascido em Lisboa. Poeta lírico e nacionalista cultivou uma poesia voltada aos temas tradicionais de Portugal e ao seu lirismo saudosista, que expressa reflexões sobre seu “eu profundo”, suas inquietações, sua solidão e seu tédio. Pessoa foi vários poetas ao mesmo tempo, criou heterônimos – poetas com personalidades próprias que escreveram sua poesia. Autor de Mensagem, Livro do Desassossego e muitas outras obras.


Les Mystères de l’infini, Dessin préliminaire pour la p.139 d’Un autre monde. Aquarelle, lavis et encre brune. Collection Lemoine-Mouradian.


Jean Ignace Isidore Gérard 🇫🇷 (1803 –1847) foi um prolífico ilustrador e caricaturista francês que publicou sob o pseudônimo de Grandville e numerosas variações. Críticos o chamaram de “a primeira estrela da grande era da caricatura francesa”, e descreveram suas ilustrações como “elementos do simbólico, onírico e incongruente”, mantendo um senso de comentário social, e “a mais estranha e perniciosa transfiguração da forma humana já produzida pela imaginação romântica”. Os vegetais antropomórficos e as figuras zoomórficas que povoaram seus desenhos anteciparam o trabalho de gerações de ilustradores.