A perda gestacional infelizmente pode acontecer a qualquer momento e dependendo da altura recebe nomes diferentes. Perder um bebê até o 3º mês de gestação é o que se conhece como aborto. Se ocorrer no segundo trimestre, é considerada perda gestacional. E falamos perda gestacional tardia quando se dá na última etapa da gravidez. Esta, além de ser mais rara, costuma ser mais dramática. São casos de bebês que nascem sem vida, ou seja, natimortos, nado mortos ou stillborn. Há também casos fatais de complicações durante o parto que resultam na morte da criança ou da mãe. E ainda bebezinhos que morrem pouco tempo após terem nascido, tendo então morte neonatal ou perinatal . Lidar com a perda e enfrentar o luto são processos complexos que podem demandar a elaboração através das mais diversas vias. Documentários e vídeos podem ajudar. Além desta lista, fiz também uma lista de filmes, séries e cenas sobre perda gestacional. E ainda uma lista de documentários e animações.

⚠️ ALERTA: conteúdo sensível + possíveis spoilers ⚠️


🇫🇷 L’Or du soir qui tombe
Korrig’Anne

Uma história em quadrinhos de 100 páginas que conta a história fictícia (mas amplamente inspirada por inúmeros testemunhos) de um casal que teve que passar pelo tsunami do luto perinatal e a luta para fundar sua família. Obra da @editionsailesetgraines, uma editora que promove os valores prezados pela autora, que também é ilustradora: benevolência, ecologia, sensibilidade.


🇧🇷 Coração de leão
Aracelli Moreira

Relato autobiográfico, capaz de mostrar que o amor vai além da despedida e ainda é capaz de recomeçar. Uma mãe que busca um modo de ressignificar a existência do seu filho, seu leãozinho Miguel. “Havia várias maneiras de começar essa história, mas eu só consegui pela única forma que ela tem para mim, desde sempre. Optei em contar o outro lado. Porque em nossas vidas, o maior espaço não é para a dor, mas para a nossa linda história de amor entre mãe e filho. Resolvi passar toda luz que meu filho trouxe. Assim como o Miguel nunca foi só meu, nossa história é um pouco de muitos outros também.”


🇧🇷 Até breve, José
Camila Goytacaz

Este livro nos convida a uma delicada experiência literária, uma narrativa que combina a força do texto e a sutileza do projeto gráfico. Camila escreve para seu filho desde o momento em que soube que ele viria ao mundo. Depois que ele morre, ainda recém-nascido, ela continua a conversar com ele sobre os detalhes cotidianos. Com uma linguagem leve, pontuada por lampejos espirituosos, o livro relata a dor da perda e o reencontro com a esperança.


🇧🇷 Histórias de amor na perda gestacional e neonatal
Org.: Larissa Lupi

O livro reúne em torno de 60 relatos de famílias que vivenciaram o drama da perda gestacional e neonatal, e também de profissionais que acompanham esses casos. Desde cada relato generoso enviado pelos seguidores que acompanham a fanpage  até a escolha dos detalhes que envolvem a confecção de um livro: custo, capa, ilustrações, temas. Tudo organizado com dedicação pela equipe Do Luto à Luta! São histórias onde a perda é ressignificada. Um legado de experiência que segue por toda uma vida. O livro busca sensibilizar a sociedade como um todo para o reconhecimento e o respeito a este tipo de luto, quebrando silêncios que envolvem o tema.


🇧🇷 Ele se foi, e agora?: Como superar a perda gestacional
Patricia Bellas

Obra transparente que expõe todas as angústias enfrentadas por uma mãe que perdeu seu primeiro filho de maneira precoce, no final da gestação. O livro se propõe a ajudar você a lidar com cada obstáculo físico e emocional de um modo mais ameno e a encontrar, em poucos meses, uma nova razão para viver, sem precisar se esquecer do seu maior amor. Cada lembrança dolorosa poderá ser transformada em saudade e superação. Um guia para ter em sua cabeceira, a fim de resgatar forças para seguir em frente, mesmo quando você acreditar que já não consegue mais.


🇧🇷 Luto materno e psicoterapia breve
Neli Klix Freitas

A perda de um filho é um dos acontecimentos mais difíceis de aceitar, pois nenhuma mãe espera enterrar um filho. O livro focaliza as manifestações do luto em mães que perderam seu filho ainda jovem, pelo câncer, ou por uma doença repentina e fatal. A obra identifica e analisa o luto materno através de uma abordagem terapêutica individual e faz uma extensa revisão sobre psicoterapia breve, de orientação psicanalítica, apresentando vários casos com suas avaliações psicológicas.


🇧🇷 Maternidade interrompida: o drama da perda gestacional
Maria Manuela Pontes

Por vezes o ciclo da vida inverte-se: morre-se antes de nascer. Estará a sociedade civil consciente da fragilidade da maternidade e do vigor desse sono eterno que nos desvincula da existência? Este livro denuncia os processos da dor e do luto em mulheres que enfrentaram o drama da perda gestacional. São testemunhos reais de uma dura realidade que, silenciosa, clama por ser ouvida. Prefácio de Maria Helena Pereira Franco.


🇺🇸 Kid Gloves: Nine Months of Careful Chaos
Lucy Knisley

This graphic memoir is brand new and chronicles Lucy’s experience with her successful pregnancy after a journey of infertility and multiple miscarriages. It also includes information about the history and science of reproductive health, midwifery, and more. It’s said to be a funny, informative and emotional read.


🇺🇸 Through Not Around
Alison McDonald Ace, Ariel Ng Borbonnais, Caroline Starr

This is a collection of personal stories gathered on the website The 16 Percent. These stories of infertility, miscarriage and pregnancy loss emphasize how we are not alone, and touch on the sadness, physical and emotional pain, and the humour and hope of these experiences. Published January 2019, all author proceeds from sales of Through Not Around will be donated to PAIL (Pregnancy and Infant Loss Network), an organization at Sunnybrook Hospital dedicated to supporting families through pregnancy and infant loss.


Pregnancy Loss: Surviving Miscarriage and Stillbirth
Zoë Taylor

Having experienced repeated pregnancy losses, Zoe Taylor writes about the desire for answers, what experts know about pregnancy loss, how to be in a world that understands so little about pregnancy loss, trying again, pregnancy after loss, and tips on how to support others experiencing it. This book was published in 2010. I think it will likely be a very good read for me.


🇦🇺 Still a Mum
Meagan Donaldson

A book on grief and losing a baby that will help you feel less alone and appreciate that grief is the form that love takes after someone has died. You’ll uncover true support and finding strength through pain and experiencing parenthood through a unique lens.

Autoria

Julia Medrado (1985–), paulistana, mãe da Patrícia e do Tarcísio, vive em Portugal, é tradutora, publicista e mestre em Literatura e Crítica Literária. Graduada em Letras pela PUC-SP, é também especialista em Gestão de Projetos Digitais pelo SENAC. Presta serviços junto a redatores, revisores e tradutores; em 2010 criou a Tradstar e, desde então, se divide entre projetos, alguns literários e absolutamente pessoais, como este site que leva seu nome.