Não sou nenhuma expert na gastronomia carioca, nota-se, mas estou sempre aprendendo. Por isso, quis listar os lugares que me atenderam bem e aos quais quero voltar quando for ao Rio de Janeiro.

Onde Comer no Rio de Janeiro

  1. Cosmopolita
  2. Café Plage

1) Cosmopolita

Cozinha:
Onde:Tv. do Mosqueira, 04 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20230-180
Preço médio: R$ 60 por pessoa (cálculo: prato principal + cerveja gelada)
Site:

O bife de Oswaldo Aranha era originalmente de alcatra, a peça de carne bovina limitada de um lado pelo coxão, ou seja, coxão duro e patinho. No oposto, encontra-se o contrafilé, ou melhor, o lombo do boi. Claro que para ele escolhiam a parte mais macia. Portanto, certamente recebia à mesa a parte que fica ao lado do contrafilé. Nos últimos anos, porém, a receita de Oswaldo Aranha foi modificada. Trocou a alcatra pelo filé mignon que, por ficar abaixo das vértebras lombares do boi e não ser movimentado durante a locomoção, proporciona maciez excelsa. Pedi para grelhar no meio de tão alta que era a carne.

2) Café Plage

Cozinha:
Onde:Parque Lage, Rio de Janeiro – RJ, 20230-180
Preço médio: R$ 60 por pessoa
Site:

O Parque Lage é um encantador parque de acesso livre aos pés do Morro do Corcovado. Portanto já é em si um espaço onde se preza o sossego e o encontro com a natureza. Mas no edifício onde está instalada uma escola de artes, tem também o Café Plage onde se pode tomar um farto brunch à beira da piscina e com vista para o Cristo Redendor em mesinhas espalhadas por aquele lugar tão histórico e surpreendente.

Autoria

Julia Medrado (1985–), paulistana, mãe da Patrícia e do Tarcísio, vive em Portugal, é tradutora, publicista e mestre em Literatura e Crítica Literária. Graduada em Letras pela PUC-SP, é também especialista em Gestão de Projetos Digitais pelo SENAC. Presta serviços junto a redatores, revisores e tradutores; em 2010 criou a Tradstar e, desde então, se divide entre projetos, alguns literários e absolutamente pessoais, como este site que leva seu nome.