Em The Hesitant Fiancée, Auguste Toulmouche se afasta de sua representação habitual de mulheres bonitas, mas ociosas, que Emile Zola descreveu como “as deliciosas bonecas de Toulmouche”. Ele refina seu estilo pintando um tema mais complexo – o de um casamento arranjado contra o qual a noiva claramente se rebela, como evidenciado pelo olhar direto do tema. Apesar da mudança de assunto, Toulmouche mantém seu padrão de pintar vestidos e cenários luxuosos.

A noiva é justaposta pela jovem ao fundo, que, com a sua tenra idade e ingenuidade, ainda considera o casamento um sonho futuro. Ela experimenta a coroa de flores da noiva, imaginando sonhadoramente seu futuro casamento. Segundo Sotheby’s, The Hesitant Fiancée foi possivelmente exibida no Salão de Paris de 1866 (como no. 185) e também na Exposition Universelle de 1867 em Paris (como no. 591).

Auguste Toulmouche (French, 1829-1890), The Hesitant Fiancée, 1866. Oil on canvas; 48.4 x 59.7 cm (19 x 24 in). Private Collection.