Uma Dócil Criatura (também traduzido como A dócil e em russo: Кроткая, Krotkaya), é uma novela escrita por Fiódor Dostoiévski, em 1876. Assim como O Sonho de um Homem Ridículo, Dostoiévski deu o subtítulo de “uma narrativa fantástica”.

Trata-se da história do envolvimento amoroso do dono de uma casa de penhores, um homem mais velho, com uma adolescente de 16 anos, com quem se casa e trava uma batalha silenciosa dia a dia, culminando em uma tragédia. Apesar de apresentar diálogos entre os protagonistas, o texto é basicamente uma narrativa em primeira pessoa descrevendo os pensamentos do protagonista sobre seu relacionamento com sua jovem esposa. É um estilo muito próximo ao de Notas do Subterrâneo.

Litografia de Lasar Segal

 


Fiódor Mikhailovitch Dostoiévski 🇷🇺 (1821-1881) foi um escritor, filósofo e jornalista nascido em Moscou. É considerado um dos maiores romancistas e pensadores da história, bem como um dos maiores investigadores da psiquê. Formado em Engenharia, Dostoiévski trabalhou integralmente como escritor, produzindo romances, novelas, contos, memórias, escritos jornalísticos e escritos críticos. Além disso, atuou como editor em revistas próprias e participou de atividades políticas. Suas obras mais importantes foram as literárias, onde abordou o significado do sofrimento e da culpa, o livre-arbítrio, o cristianismo, o racionalismo, o niilismo, a pobreza, a violência, o assassinato, o altruísmo, além de analisar transtornos mentais, muitas vezes ligados à humilhação, ao isolamento, ao sadismo, ao masoquismo e ao suicídio.