“E agora é primavera, então minhas ideias são sempre tão bonitas, nítidas, inventivas, e os sonhos que tenho são ternos; tudo é cor de rosa.”

 

“And now it’s spring, so my ideas are always so nice, sharp, inventive, and the dreams I have are tender; everything is rose-coloured.”


In: Fiódor Dostoiévski, Poor People


Fiódor Mikhailovitch Dostoiévski 🇷🇺 (1821-1881) foi um escritor, filósofo e jornalista nascido em Moscou. É considerado um dos maiores romancistas e pensadores da história, bem como um dos maiores investigadores da psique. Formado em Engenharia, Dostoiévski trabalhou integralmente como escritor, produzindo romances, novelas, contos, memórias, escritos jornalísticos e escritos críticos. Além disso, atuou como editor em revistas próprias e participou de atividades políticas. Suas obras mais importantes foram as literárias, onde abordou o significado do sofrimento e da culpa, o livre-arbítrio, o cristianismo, o racionalismo, o niilismo, a pobreza, a violência, o assassinato, o altruísmo, além de analisar transtornos mentais, muitas vezes ligados à humilhação, ao isolamento, ao sadismo, ao masoquismo e ao suicídio.