Em 2018 Sally Rooney lançou seu romance Normal People. Apenas dois anos depois foi lançada a sua adaptação em série para plataformas de streaming. IMDB E com muitas atrações: fotografia, romantismo delicado, honestidade e… belos figurinos. Mas o quê exatamente torna o “figurino normal” de Marianne Sheridan tão interessante? Qual seria o diferencial dessa jovem estudante universitária? Vale dizer que o manequim esguio da atriz Daisy Edgar-Jones ajuda. Depois, temos o talento de Lorna Mugan, a figurinista irlandesa por trás dos looks da série. Lorna já trabalhou em outros sucessos como Peaky Blinders. Neste post vamos ter uma aula de estilo em 12 breves lições ao apreciar os detalhes de algumas roupas que Marianne usou na série Normal People. Pegue seu bloco de notas e vista seu casaquito, pois nós vamos para a Irlanda, claro, mas também para a Itália e até vamos passar na Finlândia. Shall we?

Categorias

  1. Uniformizada, porém única
  2. Bolsa de Estudante
  3. Yellow Fever
  4. Blusão de Lã
  5. Camisas Setentonas
  6. Frescor Italiano
  7. Noturna
  8. Veludos de Caloura
  9. Summer Vibes
  10. Sobriamente Invernal
  11. Petit Poá
  12. Inspirados

1. Uniformizada, porém única

Começamos nossa aula com a lição obrigatória do clássico uniforme de colégio que quase todos os mortais já se viram obrigados a usar. Blusão azul petróleo com gola V e distintivo bordado no peito. Por baixo, gravata bicolor listrada, camisa cinza. Claro que nem todos tiveram a sorte de Marianne e Connel, com uniformes que parecem de alfaiataria. Detalhe na saia chumbo com fendas para as meninas. Vemos ainda que Marianne usa uma jaqueta verde militar bem descolada para concluir seus exames. Adoro também a trança bem estruturada e o visual clean, sem maquiagem, normalíssimo para as manhãs de aulas.

2. Bolsa de Estudante

Marianne é rica, não precisa de bolsa de estudos, mas… obviamente consegue uma, bastante volumosa. Quando ingressa na faculdade, seu estilo muda, fica mais incrementado, e é interessante acompanhar a evolução. Calças xadrez de cintura alta, saia lápis de couro, gola rolê… Mas o coringa é a bolsona a tiracolo. Marianne faz com que uma bolsa de selim pareça o acessório mais quente da estação. E ela gosta dos modelos transversais, pois na cena em que parte para seu very first date com Cornell, ela aposta num look que leva a bolsinha preta no mesmo clima.

3. Yellow Fever

Apesar do clima cinzento, por vezes até monocolor da escola e da Irlanda como um todo, Marianne parece o próprio sol em algumas cenas. Ela escolhe o tom em diferentes humores, o que acho inteligente. Afinal, o amarelo estourado pode ser triste, bravo e até melancólico. Este modelo de blusão amarelo gema é lindo e contrasta com o cenário e com os cabelos escuros de Marianne.

4. Blusão de Lã

Outro item marcante é o blusão de lã. Em pelo menos quatro cenas podemos ver que Marianne abusa do conforto de uma blusa extra G, fofa e quentinha, provavelmente tricotada à mão. O detalhe sexy do blusão esgarçado com decote denunciando a lingerie, logo no primeiro episódio, dá dicas do que vem pela frente: uma Marianne muito quentinha. E sobre até para ele, que aposta num modelo marrom muito sóbrio.

5. Camisas Setentonas

A vibe anos 70 das camisas de Marianne é contagiante. Retrabalhando seu blazer bordô favorito colocando-o sobre uma blusa listrada de babados.  São várias as oportunidades de reparar nos detalhes das camisas. Brancas, listradas, marfim, mostarda… De volta a Dublin, Marianne opta por uma vibração um pouco mais preppier com um lenço largo no pescoço sobre uma blusa marfim com brincos peculiares.

6. Frescor Italiano

Os looks da temporada italiana são tão fresquinhos que dá até vontade de espremer limão siciliano 🍋 Mangia?! São perfeitos para relaxar na piscina, passear pela cidade, pendurar roupas no varal… O vestido floral de malha é tão leve que parece uma camisolinha. inspirado nos anos 60. As listras verticais amarelinhas com branco na camisa sem mangas deixa o clima despretencioso, junto à sainha jeans, curtinha o suficiente para ventilar a alma. E o peitoral do vestido branco que Marianne usa durante um almoço de domingo? Super romântico, sem ser piegas.

7. Noturna

Nem só de estudo vive a bela Marianne. Nas primeira baladinha do colegial ela já aposta num modelo mais sóbrio, preto liso, com decote levemente obtuso. Aquele tipo de vestido que se mantém a vida toda. Mas vemos também uma cota de malha prata, ao estilo Paris Hilton, vestida como se não fosse grande coisa. Tudo é atitude. Pontos extras para a gargantilha de tule e para a maquiagem harmonizada. O estilo de Marianne se confirma no pretinho básico, mas pode evoluir para um vestido longo, de gala, com decote reto e alças finas, ou até um look mais punk rock, a depender do humor da noite. Atemporal.

8. Veludos de Caloura

Não consigo lidar com a pompa do velvet over velvet. O vestido de veludo azul safira sob o blazer de veludo surrado vinho é um dos looks mais glamorosos da série. Um colar boho completa o conjunto perfeitamente. Marianne está a caminho de uma festa e se vestiu para tal. Quando aparece, realmente arranca um suspiro dos amantes de moda. Mas em outros momentos anteriores, Marianne já havia dado sinais de que seu tecido da sorte era mesmo o sóbrio veludo. Vemos um casaco lilás, outros caramelo… Que coleção maravailhosa! A paleta terrosa é chave para diversas combinações.

9. Summer Vibes

Com seu senso de moda verdadeiramente atemporal, faz todo o sentido que Marianne seja o tipo de garota que usa maiô preto. Mas isso não sognifica que seja simples. Observe o detalhamento das tiras cruzadas no decote, um toque provocativo à peça. Falando em vestidos, este ébano foi o destaque do passeio de bicicleta de Marianne e Connell. Além disso, as delicadas alças finas são casualmente compensadas por um par de tênis brancos.

10. Sobriamente Invernal

Quando entramos no inverno, temos este aconchegante sobretudo preto com lapela luxuosa, claramente chic quando emparelhado com um coque puxado para trás. O casacão sintético, a imitiar pele, também figura em duas cenas marcantes. Uma mais clara, com boina bege e blusa creme, e em outra cena, provando que repetir looks pode dar certo, Marianne usa o casaco sobre uma blusa preta simples. Ela parece bem quentinha (e glamorosa) na neve finlandesa, não?

11. Petit Poá

São meus looks preferidos. Sempre românticos e delicados, com um toque de diversão. Adorei que Marianne usou brincos de argola para acompanhar o movimento redondo da estampa. Esta blusa de bolinhas de segunda a sexta-feira é complementada perfeitamente com um par de aros de tartaruga grandes, trazendo todo o visual à harmonia. São camisas e vestido de corte clássico, porém com babados. E as cores? azul marinho e bolinhas brancas combinadas com caramelo. A transparência da blusinha com laços é um charme. E o que esperar do vestido preto com bilhas azuis, brancas e vermelhas? Adorei o tom maarinheiro chic.

12. Inspirados

Por último, mas não menos importante, temos alguns looks que  poderiam ter sido criados por designers ousados. Seja porque aderiu uma peça improvável, como a malha arrastão sob o macacão jeans, ou porque usou coturno com um vestido esvoaçante. O macacão é à prova de falhas, e se torna memorável quando colocado sobre um top com rede, um sutiã colorido e um coque bagunçado.


Autoria

Julia Medrado, paulistana, atualmente vive em Portugal, é tradutora, publicista e mestre em Literatura e Crítica Literária. Graduada em Letras pela PUC-SP, é também especialista em Gestão de Projetos Digitais. Presta serviços junto a redatores, revisores e tradutores; em 2010 criou a Tradstar e, desde então, se divide entre projetos, alguns literários e absolutamente pessoais, como este site que leva seu nome.