Os bebês arco-íris são crianças que nascem depois que uma mãe que sofreu um aborto ou que perdeu um filho prematuramente. Eles são aquela luz colorida após uma cinzenta tempestade na vida de uma família. A chegada de um bebê após um momento tão sombrio sempre tem um significado especial. Depois de toda tempestade há esperança. Abaixo segue uma lista com algumas obras infantis bastante delicadas que incentivam conversas importantes sobre os bebês arco-íris…


🇧🇷 MAYA, Bebê Arco-Íris
Xuxa Meneguel, Globo Livros

Primeiro de uma série de quatro livros infantis escritos pela rainha dos baixinhos, ninguém menos que Xuxa. Com ilustrações de Guilherme Francini, a história é inspirada na afilhada da apresentadora: “uma anjinha que mora no céu há algum tempo e que recebe a difícil tarefa de escolher quem serão seus responsáveis para viver na Terra. Com a missão de vir para este mundo espalhar amor, a bebê tinha que encontrar a família perfeita. Assim, a anjinha escolhe ter duas mães e recebe o nome de Maya.” O livro conta também com a canção feita exclusivamente para o livro, que pode ser conferida através de um QR presente nos exemplares.

Tags: bebê arco-íris, família LGBT

 

 


Sonhar com o Arco-Íris
Inês Afonso Marques e Célia Fernandes (Ilustração), Zero a Oito

Um dia, o Sebastião sonha que faz tudo em casa com a família: desde ter aulas a praticar judo pelo computador, a ver o resto da família pelo ecrã do telemóvel, brincar com a irmã e ajudar os pais. Às vezes, tudo aquilo é muito cansativo e confuso, mas ele mantém-se otimista, porque sabe que há sempre um arco-íris à sua espera. Este livro, escrito por uma experiente psicoterapeuta infantil, tenta ajudar pais e filhos a cultivar a resiliência e a relativizar até situações mais difíceis, com dicas práticas e de utilidade imediata. Porque o arco-íris está sempre perto, só temos de o saber encontrar.

Tags: dificuldades; arco-íris

 

 

 


🇵🇹 Ecos do Arco-íris
Amadeu Braguês, Edições Esgotadas

A obra, a primeira do autor, que procura, através do belíssimo mundo da fantasia, transmitir valores a todas as gerações. Procura, também, dar uma explicação a vários acontecimentos que ocorrem na época natalícia e que ajudam a torná-la ainda mais mágica. Acompanhado por magníficas ilustrações, o leitor vai descobrindo cada eco e associa-o a cada cor do Arco-íris. O oitavo eco casa o próprio Arco-íris com a tradição que lhe está associada: quem encontrar o seu fim encontra um pote de ouro! Mas será que o verdadeiro tesouro é o pote de ouro? Para encontrar a resposta a esta pergunta, nada como entrar neste mundo fantástico e, em conjunto com as personagens, percorrer os vários caminhos para viver aventuras inesquecíveis e transmissíveis.

Tags: filosófico; arco-íris