A primeira coisa que me chama a atenção neste retrato são os olhos da menina; concentrados, focados, sem piscar ou recuar, olhando profundamente para nossa alma. Com um olhar desse, pode-se supor que este era o retrato de uma femme fatale ou de uma feiticeira das lendas arturianas, mas na verdade o retrato mostra Jaroslava, a linda filha do artista tcheco da Art Nouveau: Alphonse Mucha, que tinha onze anos na época em que este quadro foi pintado. Ela parece ter sido uma grande poser; tal mãe, tal filha, devo dizer porque a esposa de Mucha, Maria Chytilová, era sua musa e frequentemente posava para o artista. Jaroslava estudou balet, mas decidiu seguir os passos do pai. Não apenas posou para ele, mas também o ajudou no estúdio, misturando cores para sua Epopeia Eslava e também pintando o céu estrelado na pintura “Eslavos em sua Pátria Original: Entre o Chicote Turaniano e a Espada dos Godos”. . Após a Segunda Guerra Mundial, Jaroslava até trabalhou na restauração das pinturas que haviam sido danificadas durante a guerra devido às más condições de armazenamento. Parece que o olhar determinado no retrato não é apenas uma questão estética, mas uma representação de sua personagem.

Adoro tudo neste retrato; os olhos são os que mais se destacam, mas também a pose, a forma como exibe o lindo prato com motivos florais folclóricos e a forma como o dedo mínimo repousa coquete no lábio superior. A flor amarela em seus cabelos longos faz com que ela pareça uma hippie de espírito livre e o vestido branco de manga bufante e fita vermelha, estilo camponês, combina bem com o motivo folclórico do prato de porcelana. O motivo do prato com tulipas e girassóis estilizados é simples e charmoso. O fundo azul é ecoado por traços de azul e lilás em seus cabelos. O pincel na mão dela parece dizer: sou uma musa, e também tenho outros talentos!