A primeira coletânea de Hermilo Borba Filho, publicada em 1973 pela Editora Globo, recebe o nome de uma de suas doze novelas: O general está pintando.

Em suas narrativas, o mágico e o fantástico se entrelaçam à realidade nordestina. Há certo humor encarnado nas imagens que compõem a visão prosaica do autor. Ligados entre si, alguns personagens são citados como secundários em outra novela, assim como o espaço físico, que também reaparece.

“Esse bom humor é algo precioso e positivo em Hermilo e, estranhamente,
se mantém até quando ele aborda o trágico e se equilibra ali sem perder
o sentimento de tragédia, o que, finalmente, resulta no patético” 
[…]
(OLIVEIRA, 1993, p. 11).

Exemplos do humor de Borba Filho: “a viatura brinca de serpente”,

Especificamente no conto O general está pintando, que trata da chegada de um pelotão do exército à uma cidadezinha pacata, sujeita aos humores do céu e da igreja. A princípio não se sabe a que vem o grupo, a primeira chegada se assemelha a um ataque, mas depois se descobre que vêm para executar uma tarefa de pintura de uma tela artística do general.

Há um forte movimento de cores, sejam as do céu, das portas, do giz, das tintas; como há também uma mudança de humores, seja dos fradinhos, das janeleiras, mas principalmente do general. Inclusive, o contraste está sempre presente: “fradinhos” versus “peito estufado”,

Há uma tentativa de ridicularizar, de tornar grotesca a imagem militar, comparando o general a buldogue, dizendo que seus braços peludos parecem presuntos, o peito de pomba.

A grosseria e desconsideração dos militares para com os moradores se faz notar na escolha lexical do autor: “enxotar os intrusos”, “cospe bala”.

Quando o general ordena que se calem os pincéis, ele pede que se cale uma voz, que se interrompa uma força. O próprio pincel, quando nas mãos do general, assume ares de florete, ou seja, de uma arma, prenunciando a tragédia a seguir.

A obra que está sendo feita é uma arte da guerra, onde sangue vira tinta e completa a estética perversa.

SOM

Silêncio da cidade em que até o ar parou

Assovio baixinho da valsa Canto dos Bosques de Viena que vai aumentando, vai se intensificando.

CORES, como as cores da bandeira nacional

  • azul do céu
  • pedras tão brancas
  • giz azul
  • céu de tons azuis e amarelos
  • verde musgoso das portas
  • verde-papagaio dos uniformes
  • amarelo de atenção
  • vermelho de terror, escarlate de sangue
  • vermelho inesperado para seu crepúsculo