Weight nasceu em Paddington em 1908. Seu pai era bancário e sua mãe, quiropodista. Estudou na Hammersmith School of Art. No Goldsmiths College, desenvolveu preferência por composições imaginativas. Sua primeira exposição individual foi realizada na Cooling Gallery em 1933 e, posteriormente, expôs em algumas grandes galerias de Londres e em todo o Reino Unido. Durante a II Guerra Mundial, Weight serviu com os Royal Engineers e o Army Education Corps. Como Artista Oficial de Guerra em 1945, trabalhou na Áustria, Grécia e Itália. Weight escreveu para o Comitê Consultivo de Artistas de Guerra, WAAC, em dezembro de 1939, procurando trabalho como artista de guerra. Várias comissões foram discutidas e, finalmente, em março de 1942, a WAAC comprou uma foto da Weight. Até então, ele havia sido chamado e seu tempo para a pintura era restrito. Em julho de 1942, a pintura de uma zebra de Weight que escapou do zoológico de Londres durante um ataque aéreo foi comprada, mas seu oficial comandante não o liberaria para novas comissões do WAAC. Não foi até a primavera de 1945, depois que Albert Richards foi morto, que o WAAC poderia oferecer a Weight um posto em tempo integral. Weight desembarcou em Nápoles em março de 1945 e viajou para Roma, Perugia, Verona, Florença e chegou a Ravenna em outubro daquele ano. Durante novembro e dezembro de 1945, Weight visitou Viena, Roma e Florença e chegou a Atenas em fevereiro de 1946. Na Grécia e na Itália, ele descreveu as consequências imediatas da guerra e o papel do exército britânico no trabalho para restaurar a sociedade civil após o conflito. Em 1947, Weight começou a ensinar no Royal College of Art, e foi professor de pintura de 1957. Se aposentou em 1973. Ele foi eleito para a Royal Academy em abril de 1965, e sênior R.A. em 1984. Weight pintou um número de retratos aclamados, mais notavelmente um de Orovida Camille Pissarro. Muitas de suas pinturas mostraram cenários suburbanos em que ocorreram dramas humanos inesperados, alguns deles humorísticos e alguns assustadores. A localização de cada pintura foi escolhida especificamente por sua estrutura abstrata; os locais eram geralmente lugares reais, mas as figuras eram imaginadas.  Weight escreveu que sua arte estava “preocupada com coisas como raiva, amor, ódio, medo e solidão“, e disse: “para mim, o teste ácido de uma pintura é: o sujeito comum conseguirá alguma coisa com isso?” Ele era prolífico e tipicamente pintava 50 pinturas em um ano. Weight morreu em agosto de 1997, aos 88 anos.


Premiações

1955 Associate member of the Royal Academy
1962 CBE
1965 Full member of the Royal Academy
1982 Honorary Doctorate from Edinburgh University
1983 Honorary Doctorate from Heriot-Watt University
1984 Senior member of the Royal Academy
1995 Companion of Honour


Coronation Procession Returning to Buckingham Palace, 1953, Carel Weight.


 

Seated Lady, Carel Weight


 

The Friends (1968)

The artist wrote of this work: ‘the idea of the picture came from a visit to the flat of two lesbians, who lived in a rather dreary part of South London. The general atmosphere affected me; the feeling of loneliness of these two in rather squalid surroundings, rather fascinated me. The figures in my picture are in no way realistic portraits of these two people. They are entirely figments of my imagination. On the other hand, I have used the setting which is a realistic transcription of my own sitting room and the view of the little suburban houses through the window’.


 

The Presence, 1955. Carel Weight


 

Self Portrait (1934) by Carel Weight

 


 

Library (1971) by Carel Weight – Óleo sobre tela, 46 x 32 cm

 


Recruit’s Progress – Medical Inspection (1942) by Carel Weight