Paulista de Jaú, Hilda Hilst (1930-2004) foi uma das mais versáteis escritoras brasileiras do século 20. Para o crítico Anatol Rosenfeld, “Hilst pertence ao raro grupo de artistas que conseguiram qualidade excepcional em todos os gêneros literários que se propôs – poesia, teatro e ficção”.

Organizador do presente volume, Alcir Pécora adverte que Exercícios reúne “quase dez anos de escritos poéticos de Hilda Hilst, quando ela era em parte uma escritora diferente da que se ia tornar, sobretudo depois que suas experiências de prosa passarão a atuar na configuração de sua poesia”.

Diferente, mas não menos relevante: na obra, Hilst, por um lado, adota uma dicção arcaizante e medieval e, por outro, desenvolve uma poesia que Pécora qualifica de “órfica”, com influência de Rainer Maria Rilke (1875-1926).

Para a música, a obra se revelou fundamental: primo de Hilst, o compositor Almeida Prado (1943-2010) se consagrou ao musicar os “Pequenos Funerais Cantantes ao Poeta Carlos Maria de Araújo”, que abrem o livro.


Nota do organizador

Pequenos funerais cantantes ao poeta Carlos Maria de Araújo
Corpo de terra
Corpo de luz

Exercícios para uma ideia

Trajetória poética do ser (I)
Passeio
Memória

Odes maiores ao pai

Iniciação do poeta

Sete cantos do poeta para o anjo

Ode fragmentária
Heroicas
Quase bucólicas
Testamento lírico

Trovas de muito amor para um amado senhor

Roteiro do silêncio
Cinco elegias
Sonetos que não são
Do amor contente e muito descontente

Obras publicadas de Hilda Hilst, além da bibliografia selecionada e da cronologia de sua vida.