Perder um filho ou filha, a qualquer idade, talvez seja uma das maiores provações a que uma pessoa pode passar. A devastadora morte contra natura. E a morte neonatal ou perinatal ainda tem suas particularidades, afinal aquele ser recém-chegado realmente “tinha tudo pela frente”. Por esta e infelizmente muitas outras razões, o luto parental seguido da perda neonatal é extremamente difícil. Não raro é retratado em obras artísticas, pois o processo é dramático e bastante traumático em alguns casos. Há filmes e séries que abordam essa densa questão e que têm em comum a coragem de enfrentar o inominável. Um tema inesgotável, como alguns lutos. Aqui vão alguns que tratam do tema ou têm cenas sobre a perda neonatal, sobre o luto de pais e mães que tiveram que sobreviver após se despedir para sempre de seu bebê.
Lista de filmes e cenas sobre perda neonatal
- 🇬🇧The Wonder (2022)
- 🇪🇸 Madres Paralelas (2021)
Pieces of a Woman (2020)
Orange is the new black (2019)
Chernobyl (2019)
Mother! (2017)
The Other Woman / Love and Other Impossible Pursuits (2009)
- Gloria
⚠️ ALERTA: conteúdo super sensível + possíveis spoilers ⚠️
🇬🇧The Wonder (2022) ★★★★★ IMDB
Diretor: Sebastián Lelio
Título em português: Milagre
Baseado no livro de Emma Donoghue, o filme situa-se no interior da Irlanda, ano de 1862 e segue Anna O’Donnell, de onze anos, que para de comer, mas permanece milagrosamente bem. A enfermeira inglesa Lib Wright, que perdeu sua filha três semanas e pouco depois de nascer, é levada para observar a jovem. Peregrinos se aglomeram para ver a menina que teria sobrevivido sem comida por quatro meses. A vila abriga uma santa que ‘recebe o maná do céu’ ou há razões mais sinistras por trás desta história?
Tags: morte neonatal, sacrifício, luto parental
🇪🇸 Madres Paralelas (2021) ★★★★☆ IMDB
Diretor: Pedro Almodóvar
Título em português: Mães paralelas
Temos aqui a história de Janis (Penélope Cruz) e Ana (Milena Smit), que se encontram pela primeira vez no hospital, quando estão prestes a dar à luz. Ambas estão solteiras, e nenhuma planejou a gravidez. Saber da morte súbita da filha biológica, criada até então por Ana como sua, produz o efeito de aproximação improvável e radical entre as duas mães.
Tags: morte súbita; teste de DNA
Pieces of a Woman (2020) ★★★★★ IMDB
Diretor: Kornél Mundruczó
Título em português:
Quando o parto doméstico de uma jovem mãe (Vanessa Kirby) termina em tragédia, ela começa uma odisséia de luto que rompe relacionamentos e paradigmas. História profundamente honesta e pessoal de uma mulher reaprendendo a viver após sua perda.
Tags: morte neonatal; parto doméstico; luto; separação
Orange is the new black (2019) ★★★★☆ IMDB
Criadora: Jenji Kohan
S7:E4 – How to Do Life
No 4o episódio da última temporada, vemos o entusiasmo maternal de Lorna Morello (Yael Stone), que teve seu bebê prematuramente enquanto estava presa. Vemos fotos do bebê Sterling na UTI e tudo parece correr bem até que ela recebe notícias devastadoras sobre a pneumonia não-curada do filho. Sem saber como lidar com seu luto, Lorna decide agir como se nada houvesse acontecido e até cria um Instagram para compartilhar fotos de outros bebês como se fosse o seu.
Tags: prematuridade; luto neonatal; luto; distância
Chernobyl (2019) ★★★★☆ IMDB
Criador: Craig Mazin
Texto.
Tags: morte neonatal
Mother! (2017) ★★★★★ IMDB
Diretor: Darren Aronofsky
O relacionamento de um casal é testado quando pessoas não convidadas chegam em sua casa, interrompendo sua convivência. O filme é uma alegoria bíblica e a personagem de Jennifer Lawrence representa Maria, que após parir seu menino, tem seu filho morto ainda bebê por uma multidão. São cenas fortes e impactantes.
Tags: morte neonatal
The Other Woman / Love and Other Impossible Pursuits (2009) ★★☆☆☆ IMDB
Diretor: Don Roos
Título em português: As coisas impossíveis do amor
Natalie Portman interpreta uma advogada que consegue conquistar seu chefe, que era casado, e então precisa lidar com as consequências disso, incluindo o novo enteado e a inesperada tragédia da perda de sua bebê com poucos dias de vida.
Tags: morte neonatal; luto; madrasta
Autoria
Julia Medrado (1985–), paulistana, mãe da Patrícia e do Tarcísio, vive em Portugal, é tradutora, publicista e mestre em Literatura e Crítica Literária. Graduada em Letras pela PUC-SP, é também especialista em Gestão de Projetos Digitais pelo SENAC. Presta serviços junto a redatores, revisores e tradutores; em 2010 criou a Tradstar e, desde então, se divide entre projetos, alguns literários e absolutamente pessoais, como este site que leva seu nome.