Há muitas produções sobre infertilidade e tratamentos de reprodução humana. Quantas vezes não pensamos que nossa jornada em busca de um bebê daria um filme? O trajeto quase sempre é íngreme. Incompreensão por parte da família e amigos, casamento abalado, autoestima comprometida, barriga roxa de tanta injeção, a dúvida entre desistir ou tentar mais uma vez, as infinitas esperas para consultas e para o beta HCG… Cenas que muitos casais conhecem e que fazem parte dos filmes e séries listados abaixo. Lidar com a infertilidade requer processos complexos que podem demandar a elaboração através das mais diversas vias. Filmes e séries podem ajudar. Além desta lista, que traz filmes e séries sobre infertilidade, fiz também:

Tópicos:

  • infertilidade masculina
  • miomas, endometriose, SOP
  • FIV – fertilização in vitro
  • IUI – inseminação intra-uterina
  • abortos
  • barriga de aluguel / solidária
  • doação de ovos
  • doação de esperma
  • congelamento de ovos (criopreservação)
  • relação homoafetiva
  • adoção

Lista de filmes e séries sobre infertilidade

  1. Master of None – Moments in Love (2021)
  2. Only You (2018)
  3. Making Babies (2018)
  4. Private Life (2018)
  5. The Odd Life of Timothy Green (2012)
  6. The Kids Are All Right (2010)
  7. This is Us (2016)
  8. The Back-up Plan (2010)
  9. Hans och hennes (2001)
  10. Friends (1994–2004)
  11. Made in America (1993)

⚠️ ALERTA: conteúdo sensível + possíveis spoilers ⚠️


Master of None – Moments in Love (2021) ★★★★★
3ª temporada
Criação: Aziz Ansari

A série vencedora do Emmy em sua terceira temporada mostra o relacionamento de Denise (Lena Waithe) com a parceira Alicia (Naomi Ackie). Uma história de amor moderna que ilustra a intimidade e os altos e baixos do casamento, as várias  dificuldades com fertilidade, e até seguros médicos – e o crescimento, tanto como casal quanto individualmente. Momentos românticos andam lado a lado com perdas arrasadoras e dúvidas existenciais sobre o amor e a vida.

Tags: doaçãode esperma; FIV – fertilização in vitro; aborto; relação homoafetiva


Only You (2018) ★★★★★
Direção: Harry Wootliff

Um casal do acaso, ela (Laia Costa) com 35 anos e ele (Josh O’Connor) com 26, se envolvem apaixonadamente e resolvem ter um bebê. Depois de alguns meses de tentativas despretenciosas, eles decidem fazer alguns exames e, sem que esperassem, acabam por entrar na lista para fazerem fertilização in vitro. O processo e suas dificuldades são mostrados em detalhes. Toda a esperança, o medo, a culpa, o cansaço, a cumplicidade, a parceria, a incompreensão dos amigos, cada ponto é honestamente retratado neste filme sensível e delicado.

Tags: FIV – fertilização in vitro; baixa reserva ovárica


Making Babies (2018)
Diretor: Josh F. Huber

Depois de anos tentando engravidar “manualmente”, John (Steve Howey) e Katie Kelly (Eliza Coupe) colocaram seus corpos, carteiras e casamento a serviço dos modernos tratamentos de infertilidade.


Private Life (2018) ★★★★☆
Diretora: Tamara Jenkins
Título em português: Mais uma chance

O casal vivido por Paul Giamatti e Kathryn Hahn, vive a montanha-russa de sentimentos após anos tentando engravidar e terem passado dos 40 anos – afinal, optaram por dar prioridade à carreira antes de pensar em ter filhos. Mas mais que um filme sobre infertilidade, é um filme sobre amor, família e a importância do casal tomar as decisões juntos. Delicado, não apela para clichês, mostra as angústias de cada tratamento, o drama da mulher de tomar a decisão de aceitar outros caminhos quando tudo dá errado. Tem ótimas pitadas de humor.

Tags: ovodoação;


The Odd Life of Timothy Green (2012) ★★☆☆☆
Diretor: Peter Hedges
Título em português: A estranha vida de Timothy Green

O filme conta a história dos Green, um casal com problemas de fertilidade que tenta desesperadamente ter um filho. Após momentos emocionais complicados, numa noite o casal decide escrever tudo que gostariam em um filho e enterram o papel em um baú no jardim. Algum tempo depois, um garoto aparece na casa e diz ser Timothy. Estranhamente, o menino tem todas as características que o casal desejou em um filho e, além disso, em suas pernas crescem folhas, o que deixa tudo mais confuso. Produção da Disney, mostra que o inesperado pode ser algo maravilhoso.

Tags: sonhos


Maybe Baby (2000)
Diretor: Ben Elton

Comédia romântica britânica, mas alegre, que inclui Hugh Laurie, Emma Thompson e até uma participação de Rowan Atkinson. Acompanha um casal perfeito que tem tudo o que deseja além de um bebê, analisa sua trajetória e as opções que consideram. Não é o mais sério da lista, é um filme bom e talvez nostálgico que inclui um casal lidando com FIV e considerando a adoção. Foi inspirado pelas próprias experiências do diretor com a infertilidade.

Tags: FIV – fertilização in vitro; adoção

 


The Kids Are All Right (2010) ★★★☆☆
Diretor: Peter Hedges
Título em português: Minhas mães e meu pai

Os adolescentes Joni e Laser são filhos do casal homoafetivo Jules e Nic e foram concebidos por  inseminação artificial. Cada uma das mães deu à luz um bebê usando o esperma do mesmo doador anônimo. Aos 18 anos, Joni incentiva o irmão a procurar pelo pai biológico. Eles encontram o pai, mas as mães descobrem tudo. A família passa a conviver com muitas confusões nessa comédia que recebeu diversas indicações ao Oscar, inclusive melhor filme. Estrelado por Annette Bening, Mark Ruffalo e Julianne Moore. Quanto ao tema, vale lembrar que no Brasil a regulamentação sobre uso de gametas doados envolve anonimato, fazendo com que situações como a do filme sejam impossíveis.


This is Us (2016) ★★★☆☆
Criador: Dan Fogelman

Esta série da NBC entrou para esta lista quando um dos personagens passou por: um aborto espontâneo, uma jornada de fertilização in vitro repleta de lutas de peso e, finalmente, parto prematuro. Se você quer uma perspectiva moderna (não perfeita) da jornada da fertilidade, esta série pode servir. Uma história comovente e emocionante sobre um conjunto único de trigêmeos, suas lutas e seus pais maravilhosos (Milo Ventimiglia, Mandy Moore). A cena sobre a perda acontece já no primeiro episódio e é a base da história familiar que se desenrola a seguir por mais 5 temporadas.

Tags: trigêmeos; natimorto; adoção; parto prematuro; FIV – fertilização in vitro


The Back-up Plan (2010)
Diretor: Alan Poul
Título em português: Plano B

Estrelado por Jennifer Lopez, a comédia romântica conta a história de Zoe, que resolve ser mãe por meio de uma produção independente. No mesmo dia em que realiza a inseminação artificial com sêmen de um doador anônimo, ela conhece Stan, que surge como uma possibilidade real de relacionamento. Sem saber o que fazer, inicialmente ela esconde os primeiros sinais de gravidez. Até que a verdade surge e ela é surpreendida pela reação de Stan, que topa ser pai do bebê.

 


Hans och hennes (2001)
Diretor: Daniel Lind Lagerlöf

Johan e Anna-Karin são um casal há anos, mas apesar de muitas tentativas, Anna-Karin não engravida. Uma visita a uma clínica de fertilidade mostra por quê: a qualidade do esperma de Johan é muito baixa.

Tags: infertilidade masculina

 

 

 


Friends (1994–2004) ★★★☆☆

Uma das séries mais famosas do mundo entra na lista por abordar o tema da barriga solidária em uma época em que o assunto não era discutido de forma tão aberta. Phoebe decide ajudar o irmão Frank Jr. e a esposa a serem pais por meio de fertilização in vitro. O embrião, com o óvulo da cunhada e o espermatozoide do irmão, é transferido para o útero de Phoebe. A emoção fica ainda maior quando descobrem que ela está grávida de três bebês. O assunto foi abordado de forma leve e cômica. Vale lembrar também que Monica e Chandler também tiveram dificuldades para engravidar, e a série relata as diversas emoções vividas pelo casal na busca do bebê.

Tags: FIV – fertilização in vitro; trigêmeos

 


Made in America (1993) ★★☆☆☆
Diretor: Richard Benjamin
Título em português: Feita por encomenda

Nessa comédia dos anos 1990, Sara Matthews (Whoopi Goldberg) trabalha em uma livraria e cria Zora, uma adolescente que acredita ser filha do falecido marido de Sara. Porém, um dia Zora descobre que é fruto de uma inseminação artificial. Ao buscar pelo pai biológico, ela descobre que ele é Hal Jackson, um homem branco e vendedor de automóveis, que aparece na televisão fazendo palhaçadas. Sara fica aturdida, já que quando procurou pela inseminação artificial tinha deixado claro que gostaria do esperma de um doador negro. Vale destacar que as regras de controle de identificação de amostras, sejam dos próprios pacientes ou de doador anônimo, são rígidas, tornando o enredo ficcional.

 

Autoria

Julia Medrado (1985–), paulistana, mãe da Patrícia e do Tarcísio, vive em Portugal, é tradutora, publicista e mestre em Literatura e Crítica Literária. Graduada em Letras pela PUC-SP, é também especialista em Gestão de Projetos Digitais pelo SENAC. Presta serviços junto a redatores, revisores e tradutores; em 2010 criou a Tradstar e, desde então, se divide entre projetos, alguns literários e absolutamente pessoais, como este site que leva seu nome.