O cinema traz uma variedade grande de filmes que tratam da adoção. Alguns mostram a beleza do ato e outros as dificuldades que aqueles que esperam por um lar enfrentam. De toda maneira, adotar envolve uma série de desafios para os dois lados e os filmes podem aliviar as tensões ou mesmo oferecer uma reflexão sobre o tema. Confira abaixo alguns filmes e séries sobre adoção:


🇬🇧 Trying (2020) ★★★★★ IMDB
Criador: Andy Wolton
Apple TV

Tudo o que Jason (Rafe Spall) e Nikki (Esther Smith) querem é um bebê, mas é a única coisa que eles simplesmente não podem ter. Então, eles decidem adotar. Com seus amigos disfuncionais, família maluca e vidas caóticas, será que eles estão pronto para serem pais? A série é sensível e divertida na medida certa. É uma comédia muito leve sobre um assunto importante e mostra como se dá o processo de adoção em Londres, no Reino Unido.

Tags: adoção tardia;


Instant Family (2018) IMDB
Diretor: Sean Anders
Título em português: De repente uma família

Ao procurar uma criança para adotar, o jovem casal Pete (Mark Wahlberg) e Ellie (Rose Byrne) encontra Lizzie (Isabela Moner), uma pré-adolescente de temperamento forte. Ficam apaixonados pela menina, porém precisam encarar uma situação pela qual não esperavam: Lizze tem dois irmãos mais novos que precisam ser adotados junto com ela. A vida do casal vira do avesso com essas três crianças rebeldes, desobedientes e cheias de energia. Mas, com amor e paciência, eles se descobrem como uma verdadeira família.

 


🇫🇷 Il a déjà tes yeux (2016) ★★★☆☆ IMDB
Diretor: Lucien Jean-Baptiste

Nesta comédia, quando o casal Paul (Lucien Jean-Baptiste) e Sali (Aïssa Maïga) descobrem que o bebê que eles estão prestes a adotar é branco, surge o caos familiar e o confronto. Os avós senegaleses não aceitam o neto, diversas situações na sociedade e com o conselho tutelar acontecem, mas o amor dos pais pelos pequeno Benjamin é imenso.

Tags: racismo; adoção interracial; imigração


This is Us (2016) ★★★☆☆
Criador: Dan Fogelman

Esta série da NBC entrou para esta lista quando um dos personagens passou por: um aborto espontâneo, uma jornada de fertilização in vitro repleta de lutas de peso e, finalmente, parto prematuro. Se você quer uma perspectiva moderna (não perfeita) da jornada da fertilidade, esta série pode servir. Uma história comovente e emocionante sobre um conjunto único de trigêmeos, suas lutas e seus pais maravilhosos (Milo Ventimiglia, Mandy Moore). A cena sobre a perda acontece já no primeiro episódio e é a base da história familiar que se desenrola a seguir por mais 5 temporadas.

Tags: trigêmeos; natimorto; adoção; parto prematuro; FIV


Lion (2016) ★★★★★ IMDB
Director: Garth Davis

Um menino indiano de cinco anos é adotado por um casal australiano depois de se perder a centenas de quilômetros de casa. 25 anos depois, ele sai em busca de sua família perdida.


The Light Between Oceans (2016) IMDB
Diretor: Derek Cianfrance

Um faroleiro (Michael Fassbender) e sua esposa (Alicia Vikander) vivem na costa da Austrália Ocidental e criam um bebê que resgatam de um barco a remo à deriva.


Couleur de peau: Miel (2012) IMDB
Diretor: Jung Laurent Boileau

Boileau conta a própria história nesse filme encantador que mistura animação e documentário. Jung foi encontrado, aos cinco anos, por um policial nas ruas de Seul. É encaminhado para adoção com pouquíssimas informações em seu formulário, apenas o seu nome e a descrição: “Cor da pele: mel”. Foi adotado por uma família da Bélgica, país onde cresceu e se tornou cartunista. Quase 40 anos depois, Jung volta ao lugar onde foi encontrado e decide contar sua história, abordando questões que foram difíceis para ele nessa trajetória.

Tags: racismo; adoção interracial


Foster (2011) IMDB
Diretor: Jonathan Newman
Título em português: O menino de ouro

Após o trauma da morte de seu filho único, Alec (Ioan Gruffudd) e Zooey (Toni Collette) pensam adotar uma criança. Visitam um orfanato, observam um dos meninos, mas não o levam para casa. Dias depois, Eli (Maurice Cole), um garoto de sete anos (o mesmo que haviam visto no orfanato), aparece na casa do casal afirmando que, de agora em diante, serão uma família. Entre algumas resistências, os dois acabando ficando com Eli e têm suas vidas transformadas pelo garoto.

 


🇧🇷 O contador de histórias (2009) ★★★★★ IMDB
Diretor: Luiz Villaça

Filme que relata a história de Roberto (Marco Ribeiro), um garoto que desde os seis anos foi encaminhado para instituições nas quais teve que aprender a sobreviver. Além de ainda ser analfabeto aos 13 anos, envolveu-se com drogas e tentou fugir centenas de vezes. Quando muitos o consideravam um jovem sem salvação, ele recebe a visita da psicóloga francesa Margherit Duvas (Maria de Medeiros). Ao tratar Roberto com carinho, ela conquista seu espaço no coração do garoto e o ajuda no processo de recuperação e aprendizagem.

Tags: racismo; adoção interracial


🇺🇸 The Blind Side (2009) ★★★★★ IMDB

Diretor: John Lee Hancock
Título em português: Um sonho possível

Baseado em fatos reais, conta a história de Michael Oher (Quinton Aaron), um jovem que não tinha onde morar e foi acolhido pela família de Leigh Anne Tuohy (Sandra Bullock). Após esse encontro, sua vida muda radicalmente e aquilo que era apenas um sonho vira realidade: Michael Oher se tornou um astro do futebol americano.

Tags: adoção tardia; adoção interracial


🇨🇦 Juno (2007) ★★★★★ IMDB
Diretor: Jason Reitman

O filme conta a história de Juno MacGuff (Ellen Page), uma adolescente de 16 anos que engravidou de um de seus melhores amigos e, no desespero por não ter o apoio de ninguém, pensa em abortar ou doar a criança. A ideia do aborto é descartada logo que a jovem chega na clínica. Contando com a ajuda de uma amiga, começa a procurar por casais que tenham interesse em adotar a criança. Nessa busca, encontra Vanessa (Jennifer Garner) e Mark (Jason Bateman), um casal com boas condições financeiras e que não consegue ter filhos. Juno então decide que deixará seu bebê com eles.

Tags: doação;

Autoria

Julia Medrado (1985–), paulistana, atualmente vive em Portugal, é tradutora, publicista e mestre em Literatura e Crítica Literária. Graduada em Letras pela PUC-SP, é também especialista em Gestão de Projetos Digitais pelo SENAC. Presta serviços junto a redatores, revisores e tradutores; em 2010 criou a Tradstar e, desde então, se divide entre projetos, alguns literários e absolutamente pessoais, como este site que leva seu nome.