Vencedor do Prêmio Literário José Saramago em 2007, este livro de Valter Hugo Mãe – poeta, romancista, artista plástico e cantor nascido em 1971 – foi saudado pelo grande escritor português como um verdadeiro “tsunami literário”. Com linguagem exuberante, relata a desastrada existência dos sargas, “nascidos de pai e vaca”, e as desventuras de seu primogênito, baltazar serapião, o narrador da história, tragicamente enamorado por ermesinda, de extrema beleza.

Fruto de uma invenção radical, que combina tempos, ritmos e oralidades arcaicos, primitivos, com um recorte narrativo altamente contemporâneo, o remorso de baltazar serapião é daqueles livros excepcionais que parece ter encontrado uma tecla secreta da linguagem, que a dispara e faz florescer de maneira incomparável.

O enredo alegoriza a relação entre homem e mulher com genialidade. A escrita em minúsculas, como explica o autor, é somente para fazer a linguagem fluir, dando impressão de oralidade.

O livro o remorso de baltazar serapião, publicado em 2006, é o segundo livro de uma tetralogia, que conta ainda com o nosso reino, de 2004; o apocalipse dos trabalhadores, de 2008; e a máquina de fazer espanhóis, de 2010 (este último lançado na Flip). Essa tetralogia visou completar o ciclo de vida humana, utilizando personagens de 8, 19, 40 e 84, respectivamente à ordem com que os livros foram lançados.

valter hugo mãe conseguiu, com o remorso, criar uma Idade Média não muito definida historicamente, com um vilarejo indefinido geograficamente, regido por um Dom que, além de dono das terras, era dono dos corpos e almas de moradores pobres e miseráveis. Um desses moradores, baltazar serapião, dos sargas, família acusada de se cruzar com vaca, é o protagonista. Um jovem trabalhador que sonha em se casar (e se casa) com ermesinda, jovem de beleza excepcional.


PERSONAGENS

vaca sarga
baltazar serapião
afonso sarga (pai)
mãe estropiada
aldegundes
brunilde
dom afonso
dona catarina
ermesinda
teodolindo
teresa diaba
padre
el-rei
gertrudres
ricardina
curandeiro
boticário
homem da estrada
orlandina
bartolomeu
dagoberto


Valter Hugo Mãe 🇵🇹 (1971-) nome artístico do escritor português Valter Hugo Lemos, nascido em Angola. Além de escritor é editor, artista plástico, apresentador de televisão e cantor. Sua obra está traduzida em várias línguas, merecendo um prestigiado acolhimento. Publicou sete romances: Homens imprudentemente poéticos; A desumanização; O filho de mil homens; a máquina de fazer espanhóis; o apocalipse dos trabalhadores; o remorso de baltazar serapião (Prémio Literário José Saramago) e o nosso reino.