✨ Poesia

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Se o amor, como tudo, é questão de palavras

Luis Garcia Montero

Se o amor, como tudo, é questão de palavras,
aproximar-me do teu corpo foi criar um idioma.


Luis Garcia Montero (excerto do poema O Amor), As Lições da Intimidade, tradução de Nuno Júdice, edição abysmo


Luis Garcia Montero 🇪🇸 (1958–) Nascido em Granada, casado com Almudena Grandes.

As expansões de ternura

Graciliano Ramos

As expansões de ternura exigem a solidão.
Silêncio, calma, nada de rumor.

 

In: Graciliano Ramos, Linhas Tortas. Ed. Record; 7.ª edição (1979)


Graciliano Ramos 🇧🇷 (1892-1953) foi um escritor brasileiro de Alagoas. O romance Vidas Secas foi sua obra de maior destaque. É considerado o melhor ficcionista do Modernismo e o prosador mais importante da Segunda Fase do Modernismo.Suas obras embora tratem de problemas sociais do Nordeste brasileiro apresentam uma visão crítica das relações humanas, que as tornam de interesse universal. Seus livros foram traduzidos para vários países, e Vidas Secas, São Bernardo e Memórias do Cárcere foram levados para o cinema.

Tudo neste mundo provém duma luz que se apagou…

Teixeira de Pascoaes

Tudo neste mundo provém duma luz que se apagou…

Por isso, eu vi na Sombra a essência das cousas, a luz da vida, a alma!


Teixeira de Pascoaes, Verbo Escuro, ed.


Teixeira de Pascoaes 🇵🇹(1877-1952), pseudônimo de Joaquim Pereira Teixeira de Vasconcelos, nascido em Amarante, foi um poeta, escritor e filósofo português e um dos principais representantes da Renascença e do Saudosismo. De família da aristocracia rural, foi uma criança introvertida e sensível, propensa à contemplação nostálgica. Em 1901 se forma em Direito pela Universidade de Coimbra, mas não participa da boemia coimbrã, passando o seu tempo, monasticamente, no quarto, a ler, a escrever e a refletir. Teve muitos contatos no exterior e foi um bibliografista notável. Publicou, entre outros, O Doido e a Morte (1913), Elegia da Solidão (1920), Versos Pobres (1949). 


Naeemeh Naeemaei 🇮🇷 (1984) The Moon Falls a Thousand Times, (2019) Há um conto popular iraniano sobre um Leopardo orgulhoso que despreza a todos. Uma noite ele encontra a Lua e tenta substituí-la. Vai até um penhasco e salta de lá para alcançá-la, caindo para a morte. É sobre arrogância. Outro conto baseia-se em uma história verídica da vila de Kandelous. Uma moça faz amizade com um belo Leopardo. Mas seu pretendente, que a corteja sem sucesso, atira no bicho por ciúme, matando-o tragicamente. É sobre limites. A pintura traz as duas lendas: uma mulher carrega sozinha, nos ombros, o corpo do seu luto pessoal, mas tem “luas sob os pés para respeitar o desejo do Leopardo de estar acima da Luz”.