🌼 Flora

tudo é cor de rosa

Fiódor Dostoiévski

“E agora é primavera, então minhas ideias são sempre tão bonitas, nítidas, inventivas, e os sonhos que tenho são ternos; tudo é cor de rosa.”

 

“And now it’s spring, so my ideas are always so nice, sharp, inventive, and the dreams I have are tender; everything is rose-coloured.”


In: Fiódor Dostoiévski, Poor People


Fiódor Mikhailovitch Dostoiévski 🇷🇺 (1821-1881) foi um escritor, filósofo e jornalista nascido em Moscou. É considerado um dos maiores romancistas e pensadores da história, bem como um dos maiores investigadores da psique. Formado em Engenharia, Dostoiévski trabalhou integralmente como escritor, produzindo romances, novelas, contos, memórias, escritos jornalísticos e escritos críticos. Além disso, atuou como editor em revistas próprias e participou de atividades políticas. Suas obras mais importantes foram as literárias, onde abordou o significado do sofrimento e da culpa, o livre-arbítrio, o cristianismo, o racionalismo, o niilismo, a pobreza, a violência, o assassinato, o altruísmo, além de analisar transtornos mentais, muitas vezes ligados à humilhação, ao isolamento, ao sadismo, ao masoquismo e ao suicídio.

If I had a flower

Alfred Tennyson

“If I had a flower for every time I thought of you…
I could walk through my garden forever.”


“Se eu tivesse uma flor para cada vez que penso em você…
poderia caminhar pelo meu jardim para sempre.”


Alfred Tennyson 🇬🇧 (1809-1892) 1º Barão Tennyson FRS foi um poeta inglês. Ele foi o Poeta Laureado durante grande parte do reinado da Rainha Vitória. Em 1829, Tennyson recebeu a Medalha de Ouro do Chanceler em Cambridge por uma de suas primeiras peças, “Timbuktu”. Ele publicou sua primeira coleção solo de poemas, Poems, Principalmente Líricos, em 1830.

Girassol, de Schiele

Egon Schiele

SUNFLOWER
1908
44 × 33 cm
Niederösterreichisches Landesmuseum, St. Polten

Schiele nunca esteve interessado na replicação real da aparência em sua arte e isso é perceptível em suas sucessivas representações de girassóis. Schiele estaria muito familiarizado com este tema que, claro, já tinha sido muito explorado por Van Gogh, e esta é a primeira imagem conhecida nesta série em particular. É certamente derivado da tradição decorativa da Secessão, mas acrescenta algo pessoal e distinto. Todo o plano superior da tela é ocupado pela flor e, apesar da maturidade e da cor abundante, o girassol também está à beira da morte. Embora a flor e a presença das sementes sugiram juventude e energia, a implicação é que a vida segue a morte que, por sua vez, segue a vida novamente. O padrão da linha é bastante óbvio, pois as folhas sugerem um plano horizontal, enquanto o caule fornece a vertical. Isto torna-o um trabalho bastante juvenil, e não totalmente alcançado espacialmente, mas os temas que se tornariam predominantes na sua obra restante já estão muito em evidência, com foco nos ciclos de vida e morte e nas proporções distorcidas e inesperadas do próprio tema.


Egon Schiele 🇦🇹 (1890-1918)  foi um pintor austríaco ligado ao movimento expressionista. Um protegido de Gustav Klimt, foi um pintor importante do início do século XX. Seu trabalho é célebre por sua intensidade e sua sexualidade crua, e pelos muitos autorretratos que produziu, incluindo autorretratos nus.