A história de Braga teve início na Roma Antiga, fundada inicialmente com o nome de Bracara Augusta, uma forma de homenagear o imperador romano César Augusto. A cidade foi um centro administrativo romano em 27 a.C., destruída com o passar dos séculos, o povo português reergueu cada pedra até se transformar em uma cidade de arquitetura barroca sem igual. É uma cidade próspera no comércio e indústria, um polo industrial exportador em expansão e base de industrias de alta tecnologia, na saúde, está equipada de modernos e premiados hospitais. A histórica Bracara foi denominada Capital Europeia da Juventude em 2012 pelo Fórum Europeu da Juventude, devido ao desenvolvimento nas áreas de âmbito cultural, social e económico, voltado aos jovens, origem da eleição de Braga Cidade Europeia do Desporto em 2018. Braga é uma cidade aberta ao enoturismo ao integrar a Região Demarcada dos Vinhos Verdes.


 

Fachada do Palácio

Palácio do Raio

Construído entre 1752 e 1755, foi restaurado em 2015 e é agora um Centro Interpretativo que, ao longo de dez salas, nos mostra um espólio da Santa Casa da Misericórdia de Braga – são mais de 500 anos de história num edifício único que teve várias utilidades ao longo dos anos. Podemos observar pinturas, esculturas, peças de vestuário, documentação e arte sacra sendo que à entrada, do lado direito, há ainda uma sala dedicada aos objetos utilizados no hospital que marcou presença no Palácio do Raio até este ter sido devolvido, em 2012, à Santa Casa. Do lado esquerdo, na sala onde recomendamos que inicie a visita, poderá descobrir mais sobre outros pontos turísticos da cidade. Ao subir a imponente escadaria central, rodeada por azulejos tipicamente portugueses, encontramos o Mexicano – o Palácio do Raio também é conhecido como a “Casa do Mexicano” – e, quando entramos no circuito que reúne um acervo completo, rico, organizado e dedicado à Igreja, à Arte Sacra, aos benfeitores da Santa Casa da Misericórdia e a uma das procissões mais famosas da cidade – Ecce Homo. Quando visitar as diferentes salas do Palácio do Raio, olhe para cima e observe os tetos.

 


Onde comer bem em Braga?

  • O Filho da Mãe
  • Benamor

Laboratório Internacional de Nanotecnologia 

Criado em conjunto com a Espanha e a finalidade de ter a excelência da investigação de classe mundial e, por isso, procura desenvolver parcerias com a indústria para impulsionar a transferência de conhecimento de valor e na geração de postos de trabalho. A ideia é formar investigadores que venham a contribuir para o desenvolvimento de uma força de trabalho qualificada para a nanotecnologia, através de parcerias industriais e promover a criação de empresas Spin-off, assim, como cooperar internacionalmente.