A cultura de um povo está naquilo que tem à sua mesa, no que melhor sabe fazer, no que resulta seu labor. Estamos falando de uma região cuja cultura remonta a períodos ancestrais, uma terra antiga e regida pela natureza, com tradição na lavoura e na pecuária, onde o cultivo agrícola está documentado nos períodos romano e idade média. Uma terra de costumes caseiros enraizados, ditados pela vida no campo e pelo destino do seu vinho. Os doces portugueses são uma das maravilhas gastronômicas, um dos deleites de Portugal. 


Barriga de Freira de Anadia

Pensa-se que as freirinhas a que se referem este doce tenham sido da ordem das Ursulinas que se encontravam no Convento da mesma ordem em Vale da Mó, Anadia. Atualmente ainda existem detentoras do segredo que perpetua a receita original. A barriga de freira deve ser feita em tacho de cobre de 20cm, polido no momento.

Onde comer a Barriga de Freira de Anadia


Pasteis de Águeda

Os pasteis de águeda são confecionados à base de ovos, açúcar, manteiga e amêndoa,têm uma delicada textura, com uma cobertura estaladiça, o que faz desta especialidade uma das melhores iguarias de Águeda.


Arroz Doce

O Arroz Doce é muito popular em Portugal e presente na doçaria regional da Bairrada. Muito apreciado fazendo parte do menu das sobremesas de muitos restaurantes desta região.


Ovos Moles de Aveiro

Os ovos-moles, doce conventual aveirense, são um dos produtos mais conhecidos da região e da cidade de Aveiro. Á base de ovos e de açúcar, a forma de apresentação é o que o torna verdadeiramente peculiar. Em barricas de madeira, decoradas com pinturas locais, ou em miniaturas de plantas e animais piscatórios, os ovos-moles de Aveiro foram o 1º produto de confeitaria português a ser certificado. Onde comer Ovos Moles de Aveiro? Em todo lugar, sério. Até nos mercados de outras cidades é fácil encontrar as caixinhas de ovos moles de Aveiro.