Aqui está a pintura “Circe e seus amantes em uma paisagem” (c. 1517) do pintor renascentista italiano Dosso Dossi. A pintura mostra uma lendária feiticeira cercada por seus amantes, todos transformados em animais. Circe é a chefe de sua ilha e azarado é o homem cujo navio encalha em sua costa.

Há uma aura sonhadora na pintura, pois este é o primeiro trabalho de Dossi e ele estava sob a influência da arte veneziana, principalmente de Giorgione e Tizian, daí também o lirismo na representação da natureza. Se pode ver as árvores lindamente pintadas ao longe e há até uma pequena mansão. Circe é vista na mitologia como uma predadora, uma mulher sexualmente livre que é uma ameaça aos homens e a todos que a ofendem.

Na pintura de Dossi, Circe é retratada como uma linda garota com longos cabelos ondulados e uma coroa de flores. Basta notar como os fios de seu cabelo parecem macios, fluindo acima dos ombros, e a vibração das pequenas flores vermelhas, cada pétala parece uma única pincelada. Ela não está usando roupa. Não há malícia em seu rosto, parece sonhadora, olhando para longe e perdida em pensamentos enquanto aponta para uma placa de pedra com algumas palavras inscritas, mas os animais ao seu redor contam uma história diferente.

Um galgo, um cachorrinho branco, um veado, um falcão, uma coruja, um veado, estão todos sentados ao seu redor. Parecem mansos e dóceis, acompanhando fielmente. Apenas a expressão nos olhos do cervo revela a situação. Seu rosto parece dizer “Isso não está acontecendo comigo”. E ainda assim ele também está quieto. O que mais ele pode fazer? Talvez Circe esteja lendo algo para seus amantes transformados em animais.

Circe tinha um vasto conhecimento de poções, ervas e feitiços. A seus pés há um livro de feitiços. Há também humor, já que vemos os homens sob o feitiço feminino a seguirem cegamente as suas ordens, presos nas suas teias, mais que desumanizados, mas desmasculinizados, desvirilizados.


Dosso Dossi 🇮🇹 (c. 1479-1542), nome verdadeiro Giovanni di Niccolo de Luteri, foi um pintor renascentista italiano da Escola de Ferrara. O estilo de suas pinturas é influenciado principalmente pela pintura veneziana, particularmente Giorgione e o início de Ticiano. A partir de 1514 foi artista da corte dos Duques Este de Ferrara e Modena, cuja pequena corte valorizava a sua reputação como centro artístico. Dosso Dossi colaborou frequentemente com seu irmão mais novo, Battista Dossi, que trabalhou com Raphael. O pintor é menos conhecido por seu naturalismo ou atenção ao design do que por conceitos simbólicos enigmáticos em obras de arte em torno de temas mitológicos.