Com uma linguagem divertida sobre o que é ser uma parisiense — como se vestir, se divertir e se comportar, Como Ser Uma Parisiense Em Qualquer Lugar do Mundo é um livro fun-fútil, rápido, ilustrado e ideal para momentos que queremos nos distrair. O que torna a mulher francesa tão charmosa? A pergunta, feita milhares de vezes, é respondida por quatro parisienses tão autênticas e charmosas quanto diferentes entre si:

  • a embaixadora Chanel e musa Caroline de Maigret,
  • a escritora Anne Berest,
  • a produtora Sophie Mas
  • e a jornalista Audrey Diwan

Surpreendentemente francas e diretas, além de serem verdadeiramente lindas, são mandonas e cheias de opinião, mas também românticas. As moças revelam segredos e defeitos, fazem piada dos próprios comportamentos complicados, e até admitem ser esnobes, um pouquinho egocêntricas e imprevisíveis. Um mar de adjetivos para uma única essência. A vozes individuais se neutralizam, dando tom a uma voz conjunta, homogênea e mandatória.

No livro se divide em cinco partes (Grandes princípios; Reconheça seus maus hábitos; Cuide da aparência; Ouse amar; e Conselhos parisienses) e fala sobre moda, família, relacionamentos, trabalho, estilo, cultura e mais.

Como ser uma parisiense em qualquer lugar do mundo é um livro divertido e inspirador que desvenda o jeito de ser das francesas, mostrando o que elas pensam. Com dicas nem sempre politicamente corretas, é claro…

“Bolsa de marca falsificada. É que nem implante de silicone.
Não é assim que se supera um complexo.” 

E é preciso entender que este livro não deve ser levado ao pé da letra. Não se trata de um manual ou cartilha que vai nos dar o passo a passo das francesinhas. Lotado de passagens irônicas, as autoras defendem que nada melhor do que ser você mesma seja onde for. Mas, o livro é muito divertido e tenta exemplificar o comportamento das parisienses através de experiências “reais” das quatro francesas.

“Entregue-se de verdade mas nunca por inteiro.” 

Há muitos clichês, uma dose de drama e alguma melancolia, mas também um humor mais esperto. A proposta do livro é não ser muito profundo mesmo, e vem com boas dicas de receitas e locais para conhecer quando uma wannabe-parisiense de qualquer lugar do mundo visitar Paris.